30 de mar. de 2009

Recursos para se realizar um retiro:


Ao se desejar realizar um retiro, faz-se necessário pensar nos recursos, mesmo que o retiro seja na Igreja ou seja de 1, 2 ou quantos dias forem.

Mas que recursos são esses?

Certamente você pensou no financeiro (dinheiro). Você está certo, mas além do financeiro, existem os recursos materiais e humanos. Vou dividir este artigo em dois: este de hoje, onde vamos compreender os recursos e, amanhã, darei ideias de como, onde e quando conseguir cada um dos recursos.

Então mãos à obra!

Recursos Financeiros: Os recursos financeiros cobrem os gastos para o planejamento e a execução do retiro. Caso o local onde acontecerá o retiro seja afastado, que sendo assim necessite de transporte, muito provavelmente o grupo precisará contratar um veículo (microônibus, ônibus...) Também a ida e vinda de formadores, cozinheiras, pais, etc. precisará de transporte no qual o grupo pode não ter como consegui-lo, o que resultará em gastos para a locação. Outros gastos financeiros: alimentação, material de secretaria, material de dinâmicas e orações, material de limpeza, etc.

Recursos Materiais: Alguns objetos que enquadrei como possíveis gastos financeiros, são recursos materiais: objetos e materiais de dinâmicas, orações, avaliações, murais de recados, material de limpeza. Outros que não citei também se encaixam aqui: cadeiras, mesas, microfones e caixas de som, livros, folhetos de cantos, panelas, talheres, pratos e tantos outros. Recursos materiais são objetos que muitas das vezes o grupo não precisará gastar dinheiro para adquirí-los, pois o Grupo ou os coroinhas podem já possuí-los.

 

Recursos Humanos: O próprio nome já diz: são pessoas que, direta ou indiretamente, colaboram com o planejamento, execução ou avaliação do retiro (em em todo o processo). 
Quem são essas pessoas e que funções podem desempenhar?

Além dos Coroinhas e coordenadores, o pároco, os pais, ex-coroinhas, seminaristas, leigos de outras pastorais e movimentos, podem ajudar no retiro. Elas podem ter diversas aptidões que podem ser aproveitadas no retiro: cozinheiras, motorista, formador, espiritualizador, dinamizador, e muitas outras funções.

Então hoje ficamos por aqui. Amanhã vamos falar de como, onde e quando conseguir os recursos dos quais até aqui tratamos. Espero ver a sua participação através dos comentários. Até lá!

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação do Autor do Blog.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Portal do Coroinha
Agradece pelo seu comentário
Deus abençoe você e toda a sua família!!!